Urgências
 

04 de Janeiro de 2013
Bug do “Do not disturb” corrigido automaticamente a 7 de janeiro
Google Maps de regresso ao iPhone

Após a passagem de ano, no dia 1 de janeiro, muitos utilizadores detetaram que a função “Do Not Disturb” das notificações do iPhone não se tinha desligado como previsto.

Para quem não conhece, a funcionalidade “Do not disturb” ou “Não Incomodar” está disponível desde o lançamento do iOS6 e permite desligar toda e qualquer notificação do iPhone e poderá até configurar que o “Do not disturb” poderá estar ativo diariamente durante a madrugada. Obviamente que poderá sempre criar exceções para prevenir situações de urgência. Ainda assim, todas as mensagens, chamadas e notificações serão recebidas durante este período.

No entanto, em relação ao problema que surgiu no início do ano, a Apple, já informou que o problema será resolvido automaticamente no dia 7 de janeiro. Até lá, a Apple recomenda que se desligue o agendamento do “Do not Disturb” e que a gestão seja manual.

Para realizar esta alteração, deve aceder a “Definições > Notificações > Não incomodar“.

Mas o blog Ars Technica foi mais longe e tentou perceber o que motivou este bug e porque razão ele será resolvido automaticamente sem intervenção da Apple

Aparentemente, o problema encontra-se na standarização do calendário (ISO), através do número de semanas. Como sabemos, o ano de 2012 terminou numa segunda-feira e o novo ano de 2013, começou naturalmente, numa terça-feira, o que não corresponde à contagem das semanas, ou seja, segundo as regras ISO, a primeira semana de 2013, começa a 7 de janeiro de 2013.

Tecnicamente, a Apple utiliza o formato YYYY (maiúsculas) para definir o ano ISO, em vez do formato yyyy (minúsculas), que definem o ano gregoriano.

Como o Ars Technica aponta, fica por responder, porque razão foi escolhido este formato e não outro.

Por coincidência, no mesmo dia estreou o novo anúncio da Apple que destaca a funcionalidade… “Do not disturb”.

No comments yet

COMMENT