Urgências
 

11 de Junho de 2012
WWDC 2012: iOS 6
WWDC 2012: iOS 6

Finalmente, a Apple revelou o iOS 6, a próxima versão do seu sistema operativo móvel para iPhone, iPad, iPod touch e claro, Apple TV (apesar da ausência de novidades).

Apesar das anunciadas, mais de 200 novas features e ainda ser compatível com o iPhone 3GS e não ser compatível com o iPad original, não se viu grandes novidades no que diz respeito ao User Interface.

A versão Beta para developers está disponível hoje mesmo.

De qualquer forma, faremos um resumo das novidades apresentadas:

Atualização do Siri

Com o iOS 6, o Siri estará disponível no iPad de 3ª geração e viu aumentar as suas próprias funcionalidades, como abrir aplicações, tweetar, etc. Também foi apresentado o suporte para novas línguas e não foi desta que o Português foi apresentado.




Integração do Facebook

Na versão 5, o Twitter foi integrado no iOS. Nesta versão, é o Facebook a entrar no iOS e terá um funcionamento muito semelhante ao Twitter. Os contactos do Facebook e os aniversário poderão ser sincronizados respetivamente com os Contactos e Calendário.


Telefone

A Apple adicionou algumas novidades à aplicação “Telefone”, através da inclusão do envio automático de mensagens quando não é possível atender a chamada ou criar mesmo lembretes, para retornamos a chamada, com recurso à hora ou localização. Foi também criada uma nova funcionalidade “Do Not Disturb” que permite desligar todos os alertas durante um determinado tempo e podemos criar exceções.




Facetime e integração Apple ID + Número Telefone

O Facetime finalmente poderá ser utilizado na rede 3G, sendo que, a Apple permitirá que possamos ligar através do Apple ID (e-mail) e o número de telefone, se este estiver associado ao Apple ID. Desta forma, podemos atender em qualquer equipamento com Facetime.


Safari

O Safari Mobile foi atualizado com algumas funcionalidades que foram bem recebidas, como o iCloud tabs e leitura offline, que provocará o fim de algumas boas aplicações de terceiros. Na horizontal, será possível funcionar em full screen.


Partilha de Photo Streams

No iOS6, será possível partilhar Photo Streams e sempre que for publicada uma nova foto, será enviada uma notificação. Será curioso perceber esta funcionalidade colide com a integração com o Facebook.


Mail

Para a aplicação Mail, o iOS6 recebe uma novíssima funcionalidade, que será igualmente implementada no Mountain Lion: VIPs, isto é, contactos especiais para os quais somos sempre alertados, com notificações especiais. Vídeos e fotos serão agora apresentados inline, nas mensagens.


Passbook

Passbook é uma nova aplicação completamente nova, em que podemos guardar passagens, bilhetes de cinema ou tudo o que tenha um QR Code ou código de barras. Será curioso perceber se haverá alguma restrição regional em relação a esta aplicação.




Mapas com navegação turn-by-turn e Flyover

Esta era uma das novidades mais aguardadas no evento de hoje. A Apple abandonou o suporte do Google Maps na sua aplicação nativa de Mapas e criou a sua própria solução, com uma parceria com o Yelp. Terá informação de trânsito, através de recolha de informação em tempo real, em modo crowsourcing. A navegação turn-by-turn, poderá funcionar diretamente através do Lock Screen e terá integração com o Siri. A outra novidade foi o Flyover, o novo modo 3D, muito semelhante ao que foi apresentado na semana passada pelo Google.



O iOS6 estará disponível para iPhone 3GS | 4 | 4S, iPod touch de 4º geração e iPad 2 e de 3ª geração.

iOS 6
No comments yet

COMMENT